domingo, 4 de maio de 2014

A Emancipação das Treze Colônias da América do Norte ou a “Revolução” Americana.

1) Introdução

Diferente da colonização portuguesa na América (Brasil), em que desde o século XVI a Metrópole estabeleceu um controle rígido sobre o comércio e a política da Colônia;  a colonização inglesa da América do Norte baseou-se na concessão de uma certa liberdade de comércio e de uma autonomia política às sociedades coloniais.

2) A colonização inglesa na América do Norte.

a) A colonização inglesa da América iniciou-se no início do século XVII e desenvolveu-se de forma diversificada. Enquanto as colônias do Sul se desenvolveram a partir de grandes produções agrícolas baseadas na cultura de um só produto para exportação; as colônias do Centro-Norte desenvolveram-se com base na pequena propriedade e no cultivo de diversos produtos.

b) Além de gozarem de certa liberdade econômica (comércio triangular), as Treze Colônias também possuíam  certa autonomia política, pois cada colônia se autogovernava a partir de uma assembleia, que era encarregada de elaborar leis, criar impostos e decidir como o dinheiro destes impostos seria utilizado.


                                             As Treze Colônias Inglesas da América do Norte. 

                                                          
  O comércio triangular
                                      
3) A autoridade contestada: a política mercantilista inglesa e a reação americana.

a) Os colonos não se sentiam representados pelo Parlamento britânico, onde não possuíam representantes. A partir de 1764, o Parlamento inglês buscou implantar políticas mercantilistas em suas colônias, taxando o comércio; além de atacar o direito das colônias de se autogovernarem.

b) Inconformados com os ataques britânicos, os colonos reagiram. Após a publicação das “Leis Intoleráveis (1774)” que, dentre outras medidas autoritárias,  fechou o principal porto da América do Norte (Boston), representantes de doze colônias promoveram o primeiro Congresso Continental, em que decidiram romper o comércio com a Inglaterra.

c) Em 1775, no Segundo Congresso Intercontinental, decidiram formar um exército colonial para lutar contra os Ingleses.

4) A Independência

a) Em 4 de julho de 1776, inspirado nas ideias iluministas, os colonos publicaram sua Declaração de Independência.

b) As guerras de Independência duraram de 1776 a 1781, quando o Exército colonial, com o auxílio da França, derrotou definitivamente os ingleses.

c) Em 1787, a Constituição dos EUA foi proclamada. Apesar de seguir algumas ideias iluministas, como a divisão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), a escravidão permaneceu e os índios foram excluídos dos direitos garantidos pela Carta Constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário